Já faz tempo que ver jogadores de futebol em campanhas publicitárias não é novidade, mas ultimamente isso está ainda mais evidente. Seja em uma campanha de produto de beleza, de automóvel, de produtos eletrônicos, eles estão lá, marcando presença.
Por mais efêmera que seja a carreira e a visibilidade desses atletas, com exceção é claro dos mitos, como Pelé, os publicitários e os pesquisadores de mercado sempre chegam a conclusão de que eles são ótimas apostas para o sucesso de uma peça e eventualmente do produto anunciado.
Essa invasão futebolística não é pelo padrão estético desses jogadores, ou seja, seu físico, mas sim, pelo nome e pelo prestígio alcançados nos campos e na mídia (isso fica bem claro quando pensamos nos casos de Neymar, Ganso e Ronaldo). Com isenção daqueles que além de credibilidade no futebol, são também modelos de beleza (como Kaká, Beckham e Cristiano Ronaldo).
Além disso, a recente descoberta do público masculino pela publicidade, a necessidade de se representar diversos tipos de homens na publicidade e o papel do homem na sociedade fez com que os atletas desse esporte tão popular e com ótimo alcance de público dominasse o mundo da propaganda.
Apenas aqueles que estão ou são considerados os melhores, conseguem espaço nesse mercado de patrocinadores, assim como também acontece nos próprios times. Afinal, nenhuma empresa em sã consciência colocaria um jogador desconhecido ou que esteja em uma má fase para divulgar seu produto.
Essa junção desses dois mundos envolve muita, mais muita grana mesmo. Só para efeito de comparação, eis a lista dos 10 jogadores de futebol mais bem pagos da atualidade, feita pela revista AFP, feita em julho, após a saída de Drogba do Chelsea e a ida de Ibrahimovic para o Paris Saint-Germain.
1. Samuel Eto'o (Anzhi Makhachkala - Daguestão)
20,3 milhões de euros
2. Zlatan Ibrahimovic (Paris Saint-Germain - França)
15 milhões de euros
3.Wayne Rooney (Manchester United - Inglaterra)
13,2 milhões
4. Cristiano Ronaldo (Real Madrid - Espanha)
13 milhões
5. Didier Drogba (Shangai Shenua - China)
12 milhões de euros
6. Seidou Keita (Dalian Aerbin - China)
12 milhões
7. Sergio Arguero (Manchester City - Inglaterra)
11,8 milhões
8. Nicolas Anelka ( Shangai Shenua - China)
11,5 milhões
9. Yayá Touré (Manchester City - Inglaterra)
11,1 milhões
10. Lionel Messi (Barcelona - Espanha)
11 milhões
Diz se não é muita grana! Praticamente todos esses jogadores tem contratos com diversas marcas, não só esportivas, mas em diversas outras áreas que nada a ver tem com o futebol. Só o Neymar, ganha aproximadamente R$ 33 milhões, isso no Brasil, onde os times não tem tanto dinheiro quanto os times do exterior. E muitos deles não são modelos de beleza, e sim, considerados os melhores.
Agora, vou colocar algumas demonstrações de algumas campanhas estreladas por jogadores de futebol.
Para finalizar, um famoso ex-jogador, muito bom durante sua carreira, agora depois de "aposentado" decidiu trocar de ramo. Pra que ramo? Publicidade, é claro. Sim, estou falando de Ronaldo. Ele agora tem uma agência de publicidade, a 9ine, que cuida da imagem de diversos famosos, a maioria atletas, como Neymar e Anderson Silva, e também Luan Santana. Ou seja, os que estão em alta no mercado. Esperto, não?
Nenhum comentário:
Postar um comentário