segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Steven Spielberg


Steven Spielberg, 18 de dezembro de 1946
Cincinnati, Ohio, Estados Unidos


Há exatos 66 nascia uma criança que seria futuramente um despertador de sonhos de várias outras crianças, e não só elas. Essa criança era Steven Spielberg. O cineasta mais famoso e influente de Hollywood iniciou-se no mundo do cinema como a maioria dos diretores: ganhou uma câmera Super 8 dos pais e então deixou fluir a sua rica imaginação.
Com o passar dos anos, Steven se aperfeiçoou na arte e desde então a faz muito bem. Clássicos após clássico, ele firmou seu nome para sempre no mundo.
Vamos ver alguns feitos e curiosidades desse gênio, que é inspiração de muitos, inclusive minha.


  • É o diretor que mais tem filmes na lista dos 100 Maiores Filmes de Todos os Tempos, feita pela American Film Institute.
  • O filme Tubarão (1975), seu primeiro grande sucesso, foi um dos filmes que impulsionaram a era dos blockbusters (filmes de grande orçamento, grande bilheteria e marketing). Além disso, a obra foi indicada ao Oscar de Melhor Filme, mas ganhou apenas prêmios técnico (principalmente de Trilha Sonora, feita pelo maior parceiro de Spielberg, John Williams, e inesquecível).

    Steven brincando com o tubarão mecânico
    feito para o filme Tubarão (1977)

  • Após Tubarão, o diretor lançou Contatos Imediatos de Terceiro Grau (1977), um dos maiores clássicos de ficção científica. Com o filme, recebeu sua primeira indicação ao Oscar de Melhor Diretor, com apenas 31 anos.
  • Dois de seus filmes figuraram como a maior bilheteria de todos os tempos por algum tempo: em 1982, com E.T. O Extra-Terestre, que ficou no topo da lista até ser batido por outro filme de Spielberg, Jurassic Park, em 1993.
  • Apenas em 1994, com A Lista de Schindler, ganhou sua primeira estatueta de Melhor Diretor, feito que repetiria 5 anos depois com O Resgate do Soldado Ryan.
  • Esteve envolvido em filmes de sucesso, não necessariamente como diretor, mas como produtor ou roteirista. Entre eles: Poltergeist (1982), Gremlins (1984), Os Gonnies(1985), a trilogia De Volta para o Futuro e MIB - Homens de Preto (1997), Transformers (2007), entre outros.
  • É a personalidade mais rica do mundo do entretenimento com uma fortuna estimada em 3 bilhões de dólares.
  • Assumiu a direção de A.I. - Inteligência Artificial (2001), após Stanley Kubrick (2001: Uma Odisseia no Espaço, Laranja Mecânica), com quem havia criado o plano de criação e de quem era grande amigo, falecer em 1999.
  • Era ele que inicialmente iria dirigir Harry Potter e a Pedra Filosofal, mas a escritora JK Rowling recusou, pois ele queria transportar a história para os Estados Unidos, além de ser em animação e seria dublado por Haley Joel Osment (o menininho de A.I. e O Sexto Sentido). Para nossa alegria, quem assumiu a direção foi Chris Columbus.
  • Possui uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood.


Algumas premiações e indicações:

Steven Spielberg com as duas estatuetas que ganhou
em 1994, por A Lista de Schindler

  • Oscar
Vitórias:

- 1994: Melhor Filme e Melhor Diretor (A Lista de Schindler)
- 1999: Melhor Diretor (O Resgate Do Soldado Ryan)

Indicações:

Melhor Diretor:

-1977: Contatos Imediatos de Terceiro Grau
-1981: Os Caçadores da Arca Perdida
-1982: E.T. O Extra-Terrestre
-2005: Munique

Melhor Filme:

-1982: E.T. O Extra-Terrestre
-1985: A Cor Púrpura
-1998: O Resgate Do Soldado Ryan
-2005: Munique
-2012: Cavalo de Guerra


Em 2013, Steven Spielberg tem grandes chances de faturar mais um estatueta pra sua coleção. Lincoln, com Daniel Day-Lewis, é um dos favoritos para a premiação do ano que vem.
Todos esses prêmios demonstram o reconhecimento de um belo trabalho de muitos anos. Alguns dizem que as produções de Spielberg vem decaindo com o tempo, mas descordo totalmente. Os filmes mais recentes do diretor, tendem a alcançar públicos diferentes e variados, a fim de alcançar a todos, não só aos intelectuais e críticos de cinema.
Com certeza, Steven Spielberg será sempre um dos maiores diretores de todos os tempos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário