sábado, 1 de março de 2014

Carnaval e Publicidade




Uma coisa é certa na televisão brasileira: começa o ano e começa os comerciais sobre carnaval. Muito do que é veiculado nessa época faz alguma conotação a essa festa popular. E o segredo está justamente aí: festa popular.
Por ser um momento onde todos os brasileiros são diretamente envolvidos, os publicitários logo vêem uma oportunidade de montar suas campanhas tendo como base o carnaval como tema. Digo diretamente porque todos os habitantes dessa terra varonil e festeira, por mais distância que tente alcançar, sempre vai ser estimulado por um meio que consuma. Está lá, no metrô, no jornal, nos aplicativos de celular, nos sites, na televisão, sempre estará lá.
A popularidade do carnaval fez com que as empresas enxergassem uma maneira de alcançar um grande público sem precisar empregar muito recurso de divulgação. Por intermédio de qualquer veículo, ela conseguirá obter o mínimo de alcance. Porém, geralmente não é isso que acontecesse. Elas investem pesado em campanhas que trazem celebridades conhecidas (muitas internacionais), efeitos, muito confete e figurantes, tudo o que for necessário para trazer a atenção para o que está sendo divulgado num ambiente bem disputado por peças que seguem a mesma linha.


Megan Foxx, atriz norte-americana, no comercial da Brahma
Ivete Sangalo, cantora brasileira, no comercial da Nova Schin


O carnaval está bastante ligado com a massa, principalmente as classes C e D, que são a maioria da população brasileira. Por isso, as empresas que tem como público esse grupo, utilizam essa época para investir em publicidade tendo como base os festejos do período.
Existem diversos fatores para esse fenômeno acontecer. O carnaval traz consigo as ideias de festa, alegria, fuga do cotidiano e da rotina. Ideias essas que as empresas sempre tentam passar em suas campanhas.
Além disso, a estratégia do patrocínio cresce vertiginosamente também no período. Ou seja, não tem como escapar. Querendo ou não, em qualquer momento do verão você vai ser impactado com uma campanha que se aproveita do carnaval.





Em 2014, um outro fator com apelo bastante popular juntou-se ao ingrediente carnavalesco: a Copa do Mundo. Ao juntar esses dois temas, as chances de alcançar um número maior de consumidores subiram muito. E claro que isso foi aproveitado.
Ao unir duas das maiores paixões e identidades brasileiras, o mundo publicitário viu a oportunidade única de trazer ainda mais público para as peças.




Com o fim do verão e do carnaval, nessas próximas semanas começaremos a ver campanhas menos alegres e coloridas decerto.
E você, o que acha dessa estratégia tão batida, mas tão segura e certeira, de utilizar o carnaval como tema de uma peça publicitária?


P.S.: Num momento em que todos falam de curtição, a Fiat veio com uma campanha que mostra o outro lado da moeda. Os riscos de beber e dirigir, da falta do uso de preservativos e os cuidados que devemos cuidar raramente são evidenciados. O que importa é a festa.





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