quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Sessão de Publicidade - Agosto




Como disse, todo mês irei fazer um post especialmente falando de publicidade.
Nesse mês de agosto, o mundo inteiro respirou e falou dos Jogos Olímpicos de Londres. Agora que eles acabaram, os olhos de todos irão se voltar para a Cidade Maravilhosa, o Rio de Janeiro, que como vocês sabem será a próxima sede dos jogos.
Para aproveitar esse momento onde o espírito do esporte ainda vaga nas mentes das pessoas, a Prefeitura do Rio fez um filme com a produção da Pindorama Filmes e criado pela Prole no qual vários pessoas, dentre elas famosas, representam deuses do Olimpo que chegam a cidade.
A trilha sonora é uma mistura de samba e bossa nova, é claro, feita por Arlindo cruz e cantada por muitos outros artistas. Se chama "Os Grandes Deuses do Olimpo Visitam o Rio de Janeiro" e será a música-tema.

Agora, o momento crítico:
Confesso que, se não estivesse na descrição da letra da música e fixo no próprio vídeo, jamais descobriria ou entenderia que essas personalidades são deuses do Olimpo, afinal, não há nada que diga isso explicitamente no filme. Quando comecei a assistir o vídeo, esperava que houvesse algum efeito especial, ou algum figurino, ou até mesmo os nomes dos deuses, que denunciasse quem os artistas representam. Só compreendi que a Regina Casé faz o papel de Artemis porque a música disse, fora essa, não deu pra identificar mais nenhum deus grego.
Apesar disso, o clipe mostra bem a cidade como é e não foge dos clichês que sempre é falar do Rio: samba e as paisagens exuberantes. Portanto, creio eu que os Jogos Olímpicos irão representar nada mais do que um reforço desse clichê. Espero que não, pois os Jogos Olímpicos não são só da cidade, mas também do Brasil, que tem muito mais que apenas isso pra mostrar. Além disso, deviam também explorar o fato de que as Olimpíadas são realizadas pela primeira vez na América do Sul, mas acho isso muito improvável e até, dependendo das circunstâncias, dispensável.
Além de que, devo confessar também, que na minha humilde opinião será impossível bater o Reino Unido no quesito musical, afinal, The Beatles, Pink Floid e David Bowie não é pouca coisa, além de que prefiro o bom e velho rock do que o samba. Mas esse é meu gosto e minha opinião.
Olha que isso não é um discurso de um paulista invejoso não, muito pelo contrário, pois estou muito feliz pelo Rio ter essa oportunidade e tenho muita vontade de conhecer a cidade, só acho que não deveriam desperdiçar a chance de quebrar clichês e mostrar que tem mais. Além disso, é uma análise do filme, e não da cidade.
Bom, vejam o vídeo e tirem suas próprias conclusões.




A coisa boa dessa história toda é que o cachê dos envolvidos será doado para a ONG Ação Social pela Música.
O videoclipe foi dirigido pelo sócio da Pindorama Filmes, Estevão Ciavatta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário