sábado, 13 de outubro de 2012

Sessão de Publicidade: Outubro - A Polêmica Campanha da Vivo



Nos últimos dias, para aproveitar os capítulos finais do sucesso Avenida Brasil, a operadora de telefonia Vivo lançou um comercial em que um dos personagens centrais da trama, Tufão, interpretado pelo ator Murilo Benício, aparece falando de suas experiências sendo o último a saber das coisas. Aproveitando essa característica do personagem, a agência VML em conjunto com a Y&R, fez uma campanha onde Tufão passa a usar a "rápida" internet da Vivo e deixa de ser "o último a saber das coisas", por estar supostamente conectado e interagido.
A peça estava fazendo muito sucesso, principalmente nas redes sociais. Porém, teve alguém que não gostou nem um pouco dessa história, a toda poderosa Tv Globo. A emissora classificou essa atitude como "uma das formas mais baixas de publicidade, conhecida como marketing de emboscada".
O problema é que a campanha infringe uma das regras nas quais se baseia o relacionamento da emissora líder da Tv aberta com o mercado publicitário, segundo a qual seus personagens não podem ser usados em ações comunicacionais de marketing.
Depois do ocorrido, o anunciante retirou de seus canais oficiais o vídeo após pedido da Globo, que não havia sido comunicada da campanha.
Veja o comunicado oficial da emissora:

A Globo notificou a Vivo e as agências VML e Y&R exigindo o cancelamento da campanha que se apropriou, sem sua concordância, da imagem do personagem 'Tufão" e do universo da novela "Avenida Brasil".
Consideramos que foi praticada uma das formas mais baixas de publicidade, conhecida com "marketing de emboscada".
Além da aética, a Globo considera que essa ação é ilegal porque desrespeita deliberadamente os direitos autorais da obra e do personagem e os demais envolvidos na criação e produção da novela.
O ator Murilo Benício informou que gravou com a informação que a campanha seria negociada com a emissora e quando viu no ar sem autorização também pediu que fosse tirada do ar.
A Globo considera esse episódio gravíssimo e, além das notificações e de ir ao Conar, estuda uma ação de perdas e danos causados em razão da violação de seus direitos.


Roberto Justus, presidente do Grupo Newcomm


Na entrevista para o Meio & Mensagem, Roberto Justus, presidente do Grupo Newcomm (donos das duas agências envolvidas no caso e que tem parte da conta publicitária da Vivo), assumiu o erro cometido. "Reconheço nosso erro. Um grupo coma nossa experiência jamais poderia ter entrado em uma roubada como esta. Não deixaremos prejuízo financeiro para o nosso cliente", disse.


Veja o vídeo da campanha, que causou toda essa polêmica.



A campanha criou muito reboliço, mas com mais essa polêmica, continua a pergunta no ar:
"Publicidade no Brasil é levada muito a sério? As leis deveriam ser mais brandas?"
Na minha humilde opinião de estudante de publicidade, sim.


Fonte:
http://www.meioemensagem.com.br/home/comunicacao/noticias/2012/10/11/Globo-video-com-Tufao-foi-emboscada.html

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