segunda-feira, 2 de julho de 2012

Dica de Filme - O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford



O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford


  • Estados Unidos
  • 2007
  • Cor
  • 160 min. (2h e 30min.)
  • Direção: Andrew Dominik
  • Roteiro: Andrew Dominik
  • Principais Atores: Brad Pitt, Casey Aflfleck, Mary-Louise Parker



Muitas pessoas das quais eu conheço sabem o meu enorme gosto pela 7ª Arte. Por isso, para também mostrar um pouco mais do que eu sei sobre esse universo, decidi também dar dicas de filmes. E essa foi a primeira película que escolhi para falar.
O assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford fala obviamente do fora da lei mais conhecido do Velho Oeste norte americano. O título do filme é por si só um spoiler (um dos mais na minha opinião, pois pra mim o que vence é A Morte do Demônio). Porém, muitos já sabiam o final antes mesmo de ter saído o filme, pois Jesse James existiu de verdade e era por sinal muito badalado em sua época, conhecido principalmente por seus roubos.
O filme foi baseado na obra de Ron Hansen, que conta da vida de Jesse James. Por isso, ele é baseado em fatos reais.
A história é conduzida diferentemente dos faroestes convencionais, que utilizam muito do elemento bang-bang com explosões e cavalos. Esse filme é muito mais para contemplar, por isso usa e abusa da fotografia, que é um colírio para os olhos, e de uma trilha sonora muito sinistra que dá um clima bacana. A direção de arte em si é impecável, como todo bom faroeste tem que ter.
A bela atuação de Casey Affleck (Robert Ford) nos dá desde o começo à entender que ele trama algo grandioso, além de buscar um espaço na mídia que causa muita impetuosidade. Tudo isso, juntamente com sua dicção irritante, acaba fazendo que nós criamos uma antipatia por ele.
O filme se costura em mostrar a fulga de Jesse James (Brad Pitt) do governo, o que causa muita instabilidade emocional e um certo desequilibrio no criminoso famoso. 
Se a história se passasse atualmente, seria como se Jesse fosse um ator global que tentasse fugir dos flashes e das fofocas indiscretas do TV Fama e Robert Ford fosse um ex-bbb que faria de tudo para aparecer.
Tanto cuidado culminou em duas indicações ao Oscar, de melhor ator coadjuvante para Casey Affleck e de melhor fotografia para Roger Deakins, mas infelizmente o filme não levou nenhuma estatueta.
Para terminar, em toda dica de filme, vou tentar reproduzir o filme dito em uma frase.
Dica: Se possível, assista o filme à noite, pois a fotografia será mais ressaltada.

Filme em uma frase:
"Um faroeste moderno".








Nenhum comentário:

Postar um comentário