quarta-feira, 11 de julho de 2012

Os 15 Filmes que Mais Marcaram Minha Infância



Como dito, esse mês será um pouco nostálgico e saudosista, pelo fato de ser o mês do meu aniversário, adentrando assim na maioridade.
Sei que muitos devem ter pensado que 18 é o começo de tudo e que pessoas com essa idade são muito novas e não têm que ter saudades de coisas que aconteceram em um período tão pequeno de tempo. Calma, não serei tão ousado quanto Justin Bieber e não irei fazer uma autobiografia. Apenas recordarei com vocês coisas que marcaram nesse curto período da minha vida e que sim, sinto falta.
Para começar esse série de coisas marcantes pra mim, nada melhor do que meu passatempo preferido e que há de se tornar minha profissão, o cinema.
Criança que é criança, pelo menos aquelas que compartilham da infância  no mesmo tempo que eu, sentava nas tardes na frente da televisão e ficava assistindo a Sessão da Tarde. Mesmo tendo estudado a vida inteira à tarde, em dia de feriado, nas férias ou até mesmo nos dias de doença, não perdia um bom filme, mesmo não sendo tão bom assim. Ás vezes, quando era o filme realmente chato, mudava de canal e ia pro SBT assistir ao Cinema em Casa.
Fiz uma seleção dos filmes que mais ficaram na lembrança quando se trata da minha infância e sei que muitos dos leitores da minha idade também sentiram muito saudosismo e se identificarão comigo.
São 15 filmes, sem ordem da importância. Sendo assim, vou nomeá-los por ordem alfabética.


 
  • 1) A Casa da Colina

Eu sei que esse filme não é exatamente para crianças, mas por ser o primeiro filme de terror que me lembro de ter assistido, foi muito marcante para mim. Todas aquelas aparições e mortes sangrentas foram o estopim para que eu tivesse muito medo de dormir por uns tempos.
Passava no SBT de noite e volta e meia ainda passa. Além de ter a música Sweet Dreams do Marilyn Manson nos créditos (coisa que eu fiquei sabendo anos depois, é claro, pois nenhuma criança ingênua saberia quem é esse cara amedrontador).

 
  • 2) A Lagoa Azul

Não preciso dizer mais nada, não é pessoal? Quem nunca assistiu A Lagoa Azul na Sessão da Tarde não tem vida. A piada era: que filme vai passar hoje? A resposta: A Lagoa Azul. E por muitas vezes a piada era verdadeira.Mesmo eu não considerando um filme muito saudável para crianças, todas assistiam a saga dos priminhos que viviam numa ilha cheia de coisas sinistras.Para piorar a situação, ainda tem De Volta à Lagoa Azul, que conta praticamente a mesma história e que foi reprisado milhões de vezes como o primeiro, mas todos assistiam. Afinal, ou era isso ou era A Casa é Sua da Sônia Abrão.


  • 3) Batman

O meu super-herói favorito ganhou várias adaptações para o cinema nos anos 1990 (Batman, de 1989; Batman - O Retorno, de 1992; Batman Eternamente, de 1995 e por fim, Batman & Robin, de 1997).Com tanto filme assim, era inevitável que pelo menos uma vez por mês passasse um filme do Batman no SBT.
Pra mim, isso era uma maravilha, pois gosto de todos (mas meus preferidos são os novos mesmo).
O homem-morcego abriu portas para que diversos outros super-heróis ganhassem sua própria película anos mais tarde.

 
  • 4) Convenção das Bruxas

Depois de assistir esse filme, nunca mais peguei doces de pessoas estranhas, com medo de virar rato.
Vários filmes sobre bruxa povoaram a programação da Sessão da Tarde, entre eles Abracadabra e principalmente Convenção das Bruxas, que foi o mais marcante pra mim. Ver aquelas bruxas horrendas e horripilantes era certeza de diversão e medo. Ainda mais que a bruxa principal era a Mortícia da Família Addams, que se transformava em um ser assombroso. com um nariz enorme e uma careca cheia de verrugas cabeludas.
 
  • 5) Edward Mãos-de-Tesoura

Assim como A Lagoa Azul, Edward Mãos-de-Tesoura foi infinitamente reprisado na Sessão da Tarde. Porém, na minha humilde opinião, esse filme é milhões de vezes melhor. Tim Burton sabe muito bem misturar elementos sombrio com fantasia e coisas divertidas. Raras eram as vezes que eu perdia, indo pra escola extremamente triste se soubesse que naquela tarde iria passar o filme. Ainda hoje, se passar, não perco. Minha parte preferida é quando ele senta no colchão d'água e o fura.
 
  • 6) Joe e as Baratas

Depois desse filme, fiquei com muita pena das baratas que eram mortas diariamente pelo mundo, deixando suas amiguinhas tristes e abandonadas. Mas daí o tempo passou e hoje em dia mato mesmo, sem piedade!
Brincadeiras á parte, Joe e as Baratas não é muito lembrado quando se trata de filmes marcantes, mas pra mim, esse filme foi tão marcante quanto os outros. Apesar de ser um filme de terror para os catsaridafóbicos (quem tem medo de baratas), é muito divertido e tem seu valor.


  • 7) Jumanji

Cara, como eu queria ter um tabuleiro daquele. Embora o jogo tenha causado muita confusão no decorrer do filme, é uma da histórias mais divertidas do cinema na minha opinião. Dos vários trabalhos de Robin Williams que fazem parte da minha infância, como Uma Babá Quase Perfeita, Jumanji pra mim foi o mais legal de todos. As aventuras vividas por pelas crianças, a cidade cheia de animais, plantas assassinas e um caçador foram com certeza um marco na história de muita gente. 


  • 8) Karate Kid

Outro clássico que muitas gerações veneram, Karate Kid foi pra mim um dos mais marcantes filmes, tanto mentalmente quanto fisicamente. Sim, fisicamente. Graças à esse filme, tenho uma cicatriz enorme no joelho e você deve imaginar porque. Qual criança, principalmente os meninos, depois de assistir um filme de luta saia por aí chutando tudo e imitando golpes, jurando ser um dominador das artes marciais? Creio que todos,  e eu não seria excessão.
 
  • 9) Lua de Cristal

Lua de Cristal, que me faz sonhar... Blá Blá Blá. Enfim, Xuxa em si foi marcante para várias pessoas, seja criança, seja marmanjo. Não foi diferente comigo. Confesso que tinha fitas dela e não tenho vergonha de dizer que gostava dela sim. Mas isso foi num tempo remoto.
Serginho Malandro como mocinho, Xuxa como a mocinha. Nada mais romântico do que juntar esses dois ícones dos anos 90 em um filme melodramático e com pitadas de comédia (a maneira do malandro) que muita gente recorda.

 
  • 10) Matilda

A menininha que tinha poderes, era esperta e que aprontava na escola, principalmente com a diretora má. Fora o elemento magia, poderia ser o enredo de uma novela como Carrossel. Mas Matilda nos leva muito além disso, o que culminou em um filme realmente marcante para várias pessoas. Mara Wilson, a Matilda, também tem muita importância em outras obras, como Uma Babá Quase Perfeita.
 
  • 11) O Noviço Rebelde

Não só esses, como todos os filmes do Didi, que não são poucos, são muito "Sessão da Tarde". Feitos para a família, não dispõe de grandes roteiros, sendo a maioria clichês, mas divertem. Inclusive, o esperto Renato Aragão sempre arranja um jeitinho de ficar com a moça mais bonita do filme, espertinho. O Noviço Rebelde  foi o que mais marcou principalmente pela participação de Sandy & Júnior, que era febre na época.
 
  • 12) O Pequeno Vampiro

Toda criança tem vontade de ser um vampiro ou de conhecer algum, mesmo que possa morrer de medo. Eu assisti esse filme pela primeira vez na escola e me encantei também de primeira. A história de um garoto que conhece um vampirinho que o leva para o mundo vampiresco foi realmente um marco pra mim, tanto que por várias noites eu sonhei com vampiros e lembro desses sonhos perfeitamente. Jonathan Lipnicki, o menino que teve a sorte de conhecer um vampiro, também participou de O Pequeno Stuart Little, outra película bem considerável.
 
  • 13) Os Fantasmas Se Divertem

Outro clássico de Tim Burton reprisado muito é Os Fantasmas se Divertem. Misturando terror com comédia, esse filme é com certeza uma boa lembrança da infância. As maquiagens loucas e as tentativas do casal de mortos Adam e Barbara pra expulsar os novos proprietários da casa nos leva em uma viagem louca  ao além. Michael Keaton, o Besouro Suco, apareceu aqui nessa lista filmes acima em Batman. Apesar de não parecer ser muito ideal para o papel de Bruce Wayne, Burton (que também dirigiu Batman) o escolheu para ser o homem-morcego justamente por causa de Besouro Suco.
 
  • 14) Querida, Encolhi as Crianças

Quem diria que um simples jardim possa ser tão radical e selvagem como nesse filme. Esse clássico dos anos 80 com certeza marcou muitos. Apesar da triste morte da formiguinha, que causa muita dó, Querida, Encolhi as Crianças é pura aventura e uma lição de união. Além desse, também tem o Querida, Estiquei o Bebê e Querida, Encolhi a Gente.
 
  • 15) Turbo: Power Rangers 2

Power Rangers é um marco com certeza. Além das séries, tinham os filmes da Sessão da Tarde. O primeiro marcou, mais o segundo foi infinitamente mais importante pra mim. Nas brincadeiras, sempre era o Ranger Azul e ele sempre foi o meu preferido. Em Turbo: Power Rangers 2, o Ranger Azul se feriu em uma luta e foi substituído por um garoto, que milagrosamente crescia ao se morfar. Putz! Não preciso dizer mais nada. Meu sonho era ser esse garoto! Me imaginava sendo escolhido para fazer parte do grupo e tudo mais. É hora de morfar! Poder Turbo: Detonador da Montanha!


Bom pessoal, esses foram os filmes que me marcaram muito e que trazem lembranças boas da infância, onde tudo era mais fácil e mais mágico. É claro que tem outros filmes marcantes, como Space Jam, Loucademia de Polícia, entre outros, mas não dá pra colocar todos por questões diversas. Tenho certeza de que muitos que leram se identificaram.
Se você tem outros filmes que te marcaram muito, mas que não estão nessa lista, pode deixar um comentário contando um pouco mais sobre ele e sobre como ele fez parte de sua infância.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário