domingo, 4 de novembro de 2012

Dica de Filme - Um Gato em Paris



Um Gato em Paris
(Un Vie de Chat)



  • França
  • 2010
  • Cor
  • 70 min. (1h e 10min.)
  • Direção: Jean-Loup Felicioli e Alain Gagnol
  • Roteiro: Alain Gagnol
  • Trilha-Sonora: Serge Besset


          Estava eu um dia em casa, era noite, não passava nada de interessante na televisão e eu estava entediado. Enquanto passava pela programação, vi que iria passar um filme de animação curto, Um Gato em Paris, que unia duas de algumas das minhas paixões: gatos e França, em um filme rápido. Então, resolvi assistir e não me decepcionei.
          O filme conta a história de um gato (Dino) que vive em Paris (sério?) e que tem uma vida dupla. Enquanto o sol brilha, ele vive com uma menininha muito meiga (Zoé), que acabara de perder o pai policial assassinado e que mora com a mãe Jeanne, também policial e muito ocupada e com sua babá Claudine. Quando a lua chega, o bichano vai para seu outro lar, onde tem como dono um ladrão chamado Nico. Um dia, Dino leva para a menina um bracelete em forma de peixe e Jeanne depois de verificar consta que o artefato era um dois itens roubados em um assalto recente. Então, Zoé decide perseguir o gato em uma noite, para ver onde ele ia toda a noite e acaba descobrindo uma rede de criminosos que fazem parte de uma gangue perigosa e entre os membros da gangue está sua babá Claudine. O chefe da gangue, Victor, foi o culpado pela morte de seu pai. Entre idas e vindas, o filme flui fácil e te deixa instigado todo o tempo, aflito até o último instante.
         Poderia ser um enredo de um Hitchcock, mas por mais difícil e sombrio que possa parecer, é leve e muitas vezes engraçado. Por isso, juntamente com as belas imagens estranhas, me encantou muito.
         Os traços podem soar esquisitos, muitas vezes primitivos (os desenhos parecem ser feitos por artistas conceituais), mas é um charme único e que o difere do bombardeio de filmes animados norte-americanos computadorizados, realistas e super tecnológicos. Foi feito e realizado pelo estúdio francês de animação Folimage, que tem essa característica de traços.
          O filme circulou em alguns festivais de cinema, mas não era muito conhecido até der indicado ao Oscar de Melhor Animação em 2011. Segundo o The New York Times "Sem ser muito assustador, ele projeta uma sensação de perigo, tanto física quanto emocional, que é mais atraente do que a alta aguda emoções dos filmes nacionais ".
         A trilha sonora do filme também é impecável, remetendo ao jazz em algumas partes e em outras uma explosão sinfônica digna de Hollywood. Além da perfeita dublagem francesa, cheia de chiados e os "r"s expelidos. Em francês, se chama Uma Vida de Gato.
         Esse filme é para aqueles que pensam que filmes estrangeiros são chatos e melancólicos.

         Filme em uma frase:
         "Um Pixar Francês."


Trailer de Um Gato em Paris




Nenhum comentário:

Postar um comentário