domingo, 12 de agosto de 2012

Dica de Filme - Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas



Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas




  • Estados Unidos
  • 2003
  • Cor
  • 125 min. (2h e 5min.)
  • Direção: Tim Burton
  • Roteiro: John August
  • Principais Atores: Ewan McCregor, Albert Finney, Billy Crudup

A segunda dica de filme que darei aqui no Fobofobia é Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas. Quem viu o post dos 15 filmes que mais marcaram minha infância, deve ter percebido que 3 deles foram dirigidos por Tim Burton, sem dúvidas uns dos meus cineastas preferidos.
Antes de assistir esse filme, confesso que fiquei com um pé atrás, pois pela sinopse, pensei que seria muito melodramático para as loucuras de Burton. Além de que é um dos filmes menos conhecidos e lembrados do diretor. Porém, para minha surpresa, ao assistir o filme me tornei mais fã ainda de seu trabalho.
Big Fish é uma mistura de comédia, drama e fantasia muito bem trabalhados e equilibrados. O filme te envolve de tal maneira que ao acabar você fica vidrado ainda na tela, esperando mais. 
A enredo se baseia em Ed Bloom, um exímio contador de histórias, que vive seus momentos finais na Terra. Suas histórias que estão entre a realidade e a fantasia encantam á todos que ouvem, menos á seu filho, Will, que criou uma certa distância na relação com o pai. Com os dias chegando ao fim, Sandra, esposa de Ed e mãe de Will, tenta reaproximá-los, o que desencadeia uma série de outros acontecimentos.
O filme se chama Peixe Grande pelo fato de Ed ser um peixe grande demais para o lago que é a vida. Muitos o compararam com Forrest Gump, o que é inevitável, mas é um filme muito particular e cheio de personalidade. A direção de arte, como toda obra de Tim Burton, é impecável, além da maravilhosa trilha sonora de Danny Elfman, compositor muito requisitado pelo diretor, e da música Man Of The Hour, do Pearl Jam, que passa nos créditos e que te deixa com aquele sentimento de "poxa, acabou" no final, além de fazer brotar lágrimas nos cantinhos dos olhos.
Fora as atuações muito boas de todos os atores, principalmente os principais, com o perdão do trocadilho, e também os secundários, como o Gigante e o dono de circo vivido pelo Danny DeVito, que tem uma dispensável cena de nudez em que mostra suas nádegas...
Foi uma pena que o filme não tenha feito tanto sucesso, até porque foi lançado na mesma época de O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei, que foi arrasador, o que causou que o filme passasse meio que batido. Apesar de tudo, foi muito bem nas críticas, retomando a carreira de Burton que estava em baixa em Hollywood depois do fiasco de Planeta dos Macacos.
Peixe Grande teve indicações a vários prêmios, entre eles o Oscar de Melhor Trilha Sonora e vários outros no Globo de Ouro, como o de melhor canção para Man Of The Hour, mas infelizmente não levou nenhum.
É entre essas e outras que Tim Burton é Tim Burton.

Filme em uma frase:
" Realidade á lá Tim Burton".






Um comentário:

  1. Baixar o Filme - Big Fish - Big Fish é uma lição de vida, uma visão diferente da vida e do seu significado - http://migre.me/dMmxf

    ResponderExcluir