terça-feira, 24 de julho de 2012

As 10 Músicas que Mais Marcaram Minha Infância


Para dar continuidade a série de coisas que marcaram minha infância, vou falar agora de algo que marcam não só a mim, mas muita gente: a música.
Quem não tem ao menos uma música que faz voltar ao passado e relembrar algo, um momento, um lugar, uma pessoa? A música, tanto quanto o olfato, é um dos elementos mais nostálgicos que existem.
Eis aqui a seleção das dez sons que me fazem reviver um pouco meus primeiros anos de vida.
Como foi feito na série anterior dos filmes que marcaram minha infância (clique no link e veja), essa também será sem ordem de preferência, mas em ordem alfabética.


  • 1) Dido - White Flag

Essa entre outras tantas moças que surgiram, fizeram tanto sucesso e despareceram. Marcou porque minhas irmãs mais velhas ouviam no rádio, assim como a maioria das músicas que aparecerão aqui na lista.

  • 2) Cássia Eller - Malandragem

Além de outras músicas dela. Deve fazer falta para quem lembra de sua morte, o que não é o meu caso... Mas seus hits todos sabem de cor.

  • 3) Hanson - MMMBop

Esses irmãos com estilo grunge, mas que cantavam músicas pop, marcaram muito os anos 90. Muita gente pensava que algum dos três era menina, vai saber né?

  • 4) Legião Urbana - Pais e Filhos

O hit master da banda, por isso o que marcou mais. Além desse, tem outros também, como Tempo Perdido e Será. Pena que não deu pra curtir a banda no seu auge, afinal, nem tinha nascido ainda.

  • 5) Mamonas Assassinas - Pelados em Santos

Não lembro desses caras da Guarulhos, cidade em que vivo atualmente, mas suas músicas se eternizaram no coração dos brasileiros. Por isso, até as criancinhas de hoje em dia cantam: Minha Brasília amarela, seu corpão violão...

  • 6) Mariah Carey - Heartbreaker

A cantora teve muitos hits na década  de 1990, como Hero, mas essa foi a que mais me marcou, não sei o por quê. Está meio sumida esses tempos.

  • 7) Natalie Imbruglia - Torn

Assim como Dido, fez sucesso e sumiu. Seu caso é ainda pior, porque só teve um hit, que no caso é esse. Do mesmo jeito que a primeira cantora marcou, essa também: irmãs mais velhas.

  • 8) Spice Girls - Say You'll Be There

A girlband mais badalada dos anos 90, marcou muita gente que viveu a época. Ainda mais com duas irmãs adolescentes, era inevitável ouvi-las, assim como Backstreet Boys. No meu caso, não é questão de gosto, mas de recordação.

  • 9) The Cranberries - Linger

Os irlandeses dos Cranberries com certeza embalaram muitas fossas e momentos depressivos de várias pessoas. Pra mim, só restava ouvir essas músicas ou pensar nelas naqueles momentos em minha mãe brigava comigo e eu ficava triste, a fossa infantil.

  • 10) Vanessa Rangel - Palpite

Essa música, como outras de Marisa Monte e Adriana Calcanhoto, serviram de temas para vários casais das novelas da Globo. Qual mãe que não assistia essas novelas? Só restava as crianças acompanhá-las. Sinceramente, essas novelas de antigamente são bem melhores do que as atuais, que só mostram vingança e safadeza.



  • Bônus do Dia
O Rock do Ronald

É o Rock do Romald, dance com o Ronald, o Rock do Ronald, do Ronald Mcdonald's!!

Criança que era criança, pelo menos aquela que nasceram na década de 90, com certeza dançou muito essa música. Vinha em um CD que era brinde do Mc Lanche Feliz. Mesmo aquelas que não tinha o CD, seguia os passos da música na casa de algum amiguinho.




  • Som que Marcou Minha Infância
Nunca fui uma pessoa de acordar muito cedo. Porém, quando criança, ao levantar cedo para ir ao médico ou ir em algum outro lugar, saia na rua, com aquela brisa gelada e névoa, e ouvia o som de um cantar de passarinho, o Bem-Te-Vi. Essa canto com certeza é e sempre será muito nostálgico pra mim.




Essa foi a lista de músicas e sons que marcaram minha infância. A maioria delas são da segunda parte dos anos 90 e começo dos anos 2000, período em que vivi meus primeiros anos de vida. Grande parte foi influência das irmãs mais velhas. Afinal, quem tem irmão mais velho deve se lembrar deles como sendo seus grandes heróis, pessoas legais e super modernos na época. É claro que tem aquelas músicas tão marcante quanto as dessa lista, mas são dignas de ser esquecidas, como Exaltassamba, É o Tchan, Rouge e Zezé de Camargo e Luciano. Mas isso é pra lembrar de que me salvei do pior (risos). Desculpe quem gosta, mas pra mim é verdade.
Espero que tenham gostado e se identificado. As vezes, é bom relembrar o passado e rir das coisas.

4 comentários:

  1. Adorei e me identifiquei muito, Linger é a mais nostálgica!!!! Bjsss

    ResponderExcluir
  2. Que bom que você gostou!! Linger realmente marcou muito mesmo a muitas pessoas... bjo

    ResponderExcluir
  3. Legal,me identifiquei bastante;sabe cara hoje eu tava lembrando justamente dessas músicas que marcaram minha infância aí pelo final dos anos 90 até o iniciozinho dos anos 2000 e quase me veio as lágrimas.Outros músicas que me maracaram também nessa época foram as de Celine Dion,ex:Immortality e a música tema do Titanic,a banda Raimundos,Jota Quest,Skank,Sandy & Jr,Backstreet Boys,Pato Fu,Adriana Calcanhoto,as primeiras de músicas de Ana Carolina,Miss your love do Silverchair,Creed,Avril Lavigne,etc.
    Quantas saudades,parece que foi ontem!
    A gente num instante chega aos 20 anos e nem se dá conta.

    ResponderExcluir